Você está em um dos sites do Grupo COI
Redes Sociais:
Entregas Rio e Grande Rio sem cobrança de Frete
Atendimento: vendas@farmacoi.com.br | (21) 3509 - 2100 | Segunda a sexta-feira das 9h às 17h00.
Obesidade: um desafio para todos durante a vida toda

Por Monica Benarroz – Nutricionista do Grupo COI

Falar de obesidade não é um assunto muito simpático, apesar de o tema ser frequentemente estampado em várias revistas e debatido em muitos programas de rádio e televisão. Ainda, assim, é necessário provocar algumas reflexões sobre o tema.

Nosso objetivo é descrever algumas causas e consequências da obesidade e, de alguma maneira, influenciar seu comportamento alimentar.

Queremos descortinar esse problema que afeta tantas pessoas, de diferentes classes sociais, escolaridades e nacionalidades. Afinal, o mundo todo está com a sua atenção voltada para a obesidade, que vem crescendo a cada ano e provocando muitos impactos negativos, tanto para o individuo quanto para a sociedade, perpassando todos os ciclos da vida: infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice.

A obesidade é uma doença complexa, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e resultante de diversas causas, ou seja, possui dimensões sociais, biológicas e psicológicas.

O impacto da obesidade na saúde física e emocional tem reflexos na saúde pública, provocando o aumento de diversas doenças crônicas e debilitantes – pressão alta, diabetes, inflamação nas articulações, gordura no fígado, alguns tipos de câncer – muitas vezes acompanhadas com dores crônicas e deformações físicas. Além das doenças físicas, muitas pessoas desenvolvem depressão e o sentimento de impotência diante do drama de não conseguir emagrecer.

O comportamento alimentar é um fator determinante tanto no controle como no tratamento da obesidade, já que a escolha dos alimentos determinará a quantidade, a variedade e a frequência dos grupos de alimentos consumidos.
Se possui várias causas, a obesidade precisa ter várias formas de tratamento, incluindo mudanças no estilo de vida. Não existe uma fórmula mágica nem um caminho fácil.

Mas como posso mudar meu estilo de vida e hábitos tão arraigados?

Das diferentes formas de tratar a obesidade, a mais importante é a motivação de querer mudar. Não é tão fácil, mas as mudanças acontecem de modo gradativo.

Seguem algumas estratégias que podem ajudá-lo a criar outros hábitos, combater a obesidade e ter uma vida mais saudável (QUADRO).

Lembre-se de que o tratamento depende de várias ações, algumas vezes com ajuda de profissionais especializados, além de muita determinação.

Estratégias para combater a obesidade

Rotinas para realizar as refeições Coma apenas nas horas certas, evitando qualquer alimento nos intervalos.
Rotinas para realizar exercício físico regular Separe um momento no seu dia para caminhar, alongar ou fazer outra atividade física.
Escolhas inteligentes Prefira alimentos de origem vegetal, como as hortaliças e as frutas. São pobres em gorduras e menos calóricos.
Pouca quantidade Independentemente do alimento, aprenda a comer pouco e ficar com a sensação de “quero mais”.
Variedade Varie os alimentos e a sua preparação, ou seja, não comer todo dia grelhado com salada de alface. Essa é uma forma de não cair na armadilha da monotonia alimentar.
Hidratação Beba líquidos nos intervalos das refeições, em especial água. Outra dica é beber água aromatizada ou chá.Evite os líquidos à base de xaropes e com sacarose.
Terapia Procure ajuda de um profissional para aprender a lidar com a fome, com a frustração de “não poder comer”, com a ansiedade e as alterações de humor, que podem interferir no seu hábito alimentar.
Estresse Reavalie seu estilo de vida e crie formas de aliviar o estresse: redução de atividades, psicoterapia, medicina alternativa, exercício físico, etc.O exercício físico, além de reduzir o estresse, ajuda a emagrecer.
Exames de rotina Tenha acompanhamento médico regular para detectar qualquer problema de saúde relacionado à obesidade.

Saiba mais:

http://www.obesitycampaign.org/
http://obesity.ulaval.ca/

Abrir Chat
Oi 👋
Podemos ajudar em algo?