Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata
Depois do já tradicional e movimentado “Outubro Rosa”, o que se traduz por uma série de ações para promover a importância da prevenção ao câncer de mama, chegou a vez do “Novembro Azul”. O penúltimo mês do ano foi escolhido para alertar e conscientizar a população masculina da importância de se fazer um exame urológico anual
para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O dia 17 do mês foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. “Todos os homens acima de 45 anos devem fazer o exame urológico, que consiste na análise de PSA e toque retal, anualmente”, diz o Dr.Fabio Affonso, médico oncologista do Grupo COI.
A campanha “Novembro Azul” começou no ano de 2003, na Austrália, e já ganhou a adesão de vários países. No Brasil, segundo dados estimados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi apontada uma média de 68 mil novos casos de câncer de próstata em 2014. “Ainda existe uma questão cultural de o homem se cuidar menos que a mulher e ir pouco ao médico. Mas isso já está mudando. Hoje, já percebemos que o homem procura mais o médico. Houve aumento na procura por exames e consequentemente a realização de diagnósticos precoces.
Tais campanhas ajudam muito a espalhar essa cultura da prevenção, que é fundamental”, afirma Dr. Fabio Affonso. Outra ação que promove grande conscientização em torno do assunto é o “Movember” (movember.com). O movimento, cujo nome é uma associação das palavras moustache (bigode) e november (novembro), convida os homens a deixar seus bigodes crescerem e assim despertar a curiosidade e a conscientização sobre o câncer de próstata. No Brasil, essa campanha, em tom de brincadeira, ainda não ganhou popularidade como a destinada às mulheres, mas, a cada ano, conquista mais adeptos. Para o Dr. Fabio Affonso, além da importância de se despertar a atenção ao tema, ele recomenda a receita básica de qualidade de vida: exercícios físicos diários, dieta balanceada e exames anuais. “Não existe outra prevenção eficaz. Somente o exame urológico anual”, alerta o médico.