Interação medicamentosa é definida como um aumento ou diminuição no efeito de um determinado medicamento devido à interferência de outra substância. Ela pode ocorrer entre medicamentos, mas também entre estes e alimentos, fitoterápicos e até mesmo com ervas usadas para fazer chás.
Devido a isso, para que o medicamento tenha o benefício esperado e não provoque nenhum efeito ruim e fora do comum, é importante que o paciente informe todos os medicamentos que está fazendo uso, mesmo que seja considerado “natural”, quando estiver na consulta médica. Com esta informação, o médico poderá realizar uma melhor avaliação e prescrever o tratamento mais adequado.
Além dos médicos, os farmacêuticos são os profissionais que estudam e avaliam as interações medicamentosas, promovendo a orientação necessária aos pacientes e evitando problemas relacionados ao uso de medicamentos. Você também pode e deve recorrer a estes profissionais em caso de dúvidas. Para saber mais informações sobre interação medicamentosa clique aqui