A farmacêutica Pryscila Cruz é uma das participantes do VIII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia. No evento, a profissional apresentou a pesquisa realizada em parceria com o farmacêutico Antonio Macedo, em que avalia as perdas por estabilidade durante a manipulação de medicamentos após a abertura dos frascos.
De acordo com a avaliação, a otimização da abertura de frascos dos remédios utilizados no tratamento oncológico, reduz significativamente os prejuízos financeiros para os estabelecimentos de saúde. Para chegar à conclusão, os profissionais utilizaram a ferramenta da Qualidade Diagrama de Pareto para avaliar os desperdícios em uma instituição oncológica no Rio de Janeiro em 2015.
Os resultados mostram que nesse período 64 medicamentos tiveram perda por estabilidade. Dos quais, 20,31% dos medicamentos foram responsáveis por 83,94% do desperdício. Segundo Pryscila Cruz, o uso de ferramentas da Qualidade (Diagrama de Pareto), tem grande importância na análise de perdas de medicamento e deve ser utilizada para aprimorar os processos internos, tais como otimização de agendamento de tratamentos e utilização de estudos de estabilidade estendida.
O VIII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia foi realizado entre os dias 20 e 22 de maio em Florianópolis. O tema deste ano é “Assistência Farmacêutica em Oncologia: Onde estamos e para onde vamos? ”.