A farmacêutica Nathalia Gamboa apresentou as principais interações de Medicamento- Alimento e Medicamento-Medicamento (usados durante o tratamento de paciente oncológico), no VIII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia. Este ano o evento aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de maio em Florianópolis. O trabalho foi desenvolvido com a participação dos farmacêuticos Monique Sales, João Raphael Maia, Lucyana Carvalho, Marcio Borella, Paula Fernandes.
A pesquisa mostrou a análise das relações que estas interações podem causar aos pacientes, podendo prejudicar seu estado nutricional e a eficácia dos medicamentos. Além disso, a farmacêutica apresentou a avaliação da adesão dos medicamentos oncológicos orais para o sucesso do tratamento.
Dentre as terapias hormonais, o Tamoxifeno ainda é o mais utilizado na prática clínica. A avaliação da adesão ao tratamento com Tamoxifeno foi realizada pelo método de Morisky, Green & Levine, identificando pontos críticos e estratégias para ampliar a alta adesão. Fatores como o longo tempo de tratamento, efeitos adversos e dificuldade de acesso ao medicamento interferem diretamente neste processo.
Nathalia Gamboa também retratou que a Atenção Farmacêutica e o estreitamento da relação farmacêutico-paciente, em conjunto com a equipe multiprofissional, estão intimamente relacionados com a diminuição dos problemas relacionados aos medicamentos e à eficácia do tratamento.
O VIII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia é uma oportunidade para os profissionais da área da saúde, envolvidos no cuidado em oncologia, discutir e ampliar os
conhecimentos científicos tanto para quem já atua quanto para os que desejam trabalhar na área. O tema deste ano é “Assistência Farmacêutica em Oncologia: Onde estamos e para onde vamos? ”.