Saúde e alimentação são duas questões que estão intimamente relacionadas e o nutricionista é o profissional mais indicado para pensar em como devemos nos alimentar.
São eles que podem fazer toda a diferença quando nos ajudam na escolha dos alimentos e nas mudanças de comportamento alimentar, em especial para aqueles que têm uma necessidade particular, como os pacientes em tratamento oncológico, gestantes, atletas e pessoas com diferentes problemas de saúde.
No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista.
Uma breve história – A Nutrição se desenvolveu como uma ciência a partir do início do século XX, quando se aprofundaram os estudos sobre o alimento, sua produção, composição, conservação, seus valores nutricionais e seu uso terapêutico.
No Brasil, os primeiros cursos universitários em Nutrição surgiram no final dos anos 30 e na década de 40 do século passado. A regulamentação da profissão só foi conquistada em 1991, através da Lei n° 8234 e, posteriormente com a Resolução n° 380/2005, do Conselho Federal de Nutricionistas. Hoje, além de ter uma profissão reconhecida, o nutricionista é valorizado em diversas áreas de atuação como em alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, docência, indústria de alimentos, nutrição esportiva, marketing de alimentos, entre outras.