Você está em um dos sites do Grupo COI
Redes Sociais:
Entregas Rio e Grande Rio sem cobrança de Frete
Atendimento: vendas@farmacoi.com.br | (21) 3509 - 2100 | Segunda a sexta-feira das 8h às 19h.
Tipos de Interações Medicamentosas

Os tipos de interações medicamentosas mais comuns são:

1. Medicamento-Medicamento

Este tipo de interação ocorre entre dois medicamentos, que quando utilizados juntos podem diminuir seus efeitos ou aumentar as reações adversas. Por exemplo, alendronato de sódio deve ser administrado pelo menos uma hora e meia antes do cálcio para que não tenha seu efeito diminuído. Informe sempre ao seu médico todos os medicamentos que está tomando.

2. Medicamento-Alimento

Alguns alimentos podem interferir diretamente na absorção de medicamentos. Por isso existem recomendações específicas para cada medicamento, orientando a tomá-los com o estômago cheio ou vazio. Além disso, leite, refrigerante e café também podem prejudicar a ação deles no organismo. Para evitar este tipo de interação tome seus medicamentos sempre com água e siga as orientações de uso corretamente.

3. Medicamento-Bebida Alcoólica

O uso de bebidas alcoólicas deve ser evitado quando você estiver tomando algum medicamento. Um exemplo deste tipo de interação ocorre com o paracetamol. O álcool pode aumentar a toxidade hepática deste medicamento, causando problemas no fígado do paciente. Se informe sobre possíveis interações antes de ingerir bebidas alcoólicas.

4. Medicamento-Exame Laboratorial

No momento em que for realizar um exame laboratorial, também é importante informar se está fazendo uso de algum medicamento, pois isto pode interferir no resultado do exame.

Agora que você sabe quais os tipos de interações medicamentosas comuns entre os usuários de medicamentos, fique atento (a) às orientações e tome os devidos cuidados. Em caso de dúvida, procure a orientação de um médico ou um farmacêutico. Para saber mais informações sobre interação medicamentosa clique aqui